domingo, 4 de novembro de 2012

GÊNEROS DO DISCURSO


GÊNEROS DO DISCURSO

O gênero do discurso se materializa linguisticamente através dos textos, os quais são compostos por estruturas chamados Gêneros Textuais. Esses gêneros referem-se a diferentes formas de expressão textual e podem ser literários e não literário isso porque cada gênero possui sua característica, forma e estilo.

São três os elementos que compõem os tipos de gêneros: conteúdo temático, forma composicional e estilo.

No quadro abaixo podemos observar algumas  características de cada um dos gêneros utilizados para a produção escrita da atividade do Modulo 3  no Curso de Leitura e Escrita em Contexto Digital:

- Conversa telefônica
- Interrogatório
- Noticia de Jornal popular
- Noticia de Jornal para classes A e B
- Crônica

Nós do Grupo 2 fomos responsáveis por construir o seguinte gênero: Noticia de Jornal para classes A e B. Para construir este texto deveríamos seguir as seguintes ações:
 
-ABRE OS OLHOS;

-CONSULTA O RELÓGIO DE CABECEIRA;

- LEVANTA-SE;

-VAI AO BANHEIRO;

-ESCOVA OS DENTES;

-LAVA – ROSTO;

-OUVE A CAMPAINHA DA PORTA;

-ENXUGA-SE ÀS PRESSAS;

-SAI DO BANHEIRO;

-CAMINHA ATÉ A PORTA;

-DESTRANCA A FECHADURA;

-ABRE A PORTA;

-VÊ UM HOMEM CAÍDO NA SOLEIRA;

-CORRE O OLHAR EM TORNO;

-CONSTATA QUE NÃO HÁ NINGUÉM MAIS NO CORREDOR;

- ABAIXA-SE;

-TOCA O HOMEM COM OS DEDOS;

-SENTE QUE O CORPO ESTÁ FRIO E RÍGIDO;

-PERCEBE QUE É UM CADÁVER

-CORRE PARA O TELEFONE

-DISCA O NÚMERO DA CENTRAL DA POLÍCIA.

Sequência de eventos retirada de LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2006. p. 21-22

 
O texto proposto baseou-se nesta sequencia do relato das ações, porém não era necessário incluir todas as ações, poderíamos desconsiderar algumas e incluir outras, acrescentar fatos e informações que o tipo de gênero viesse exigir. Deveríamos usar nossa criatividade literária e nosso conhecimento de mundo na produção. Tivemos que refazer alguns textos, o que foi um desafio, mas percebemos que na reconstrução dos textos nos fez reconstruírem textos mais interessantes. O resultado está nas noticias que podem ler e comenta. Não é diferente do desafio que damos diariamente para nossos alunos, com a diferença que somos hoje aprendizes de um novo aprendizado. 

(por Rita de Cassia B. Meola)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário