quinta-feira, 11 de outubro de 2012

lersonhareviver


Ao folhear as paginas de um livro e sentir o prazer de uma boa leitura, nesse instante somos pontes, pontes com o passado que já habita em nós, com nossa capacidade de sonhar e criar, basta um fechar de olhos e lá estamos nas mais altas montanhas, no verde mar Egeu, ou diante da Igreja da Sagrada Família em Barcelona, assim com um simples pensar.

Fátima Costa


 

4 comentários:

  1. Oi Fatima...O Blog está ficando muito bom. Vou publicar aqui meu depoimento com a leitura:

    Olá... Boa Noite a todos!
    Falar da minha primeira experiência com a leitura, às vezes é um pouco triste, mas foi algo que no decorrer de minha vida fez com que eu mudasse a minha forma de pensar. Vou começar contando que em 1970 fui matriculada em uma escola pública pelos meus pais para que eu começasse a aprender a ler e escrever. Lembro-me que os primeiros contatos não foram nada agradáveis. Tinha uma professora totalmente tradicional, ditadora e às vezes muito agressiva na forma de tratar os alunos, mas sempre escutava os adultos dizer que ela era uma ótima professora e conseguia fazer a sala ficar em silencio. Bom, lembro-me que o sistema de alfabetização era Caminho Suave, até hoje não sei que caminho era esse, pois para mim me pareceu muito árduo, não tinha nada de suave.
    Os alunos eram separados em filas por conhecimento, pois se o aluno conseguisse aprender as lições passava adiante e se não conseguisse ficaria na fila dos fracos. Na verdade não gostava nada de ir à escola, além de ter muito medo da professora. Talvez por isso não conseguisse aprender e sempre ficava na fila dos fracos.
    Um dia não me recordo o porquê, comecei a rir na sala de aula e não conseguia parar de rir, acho que era de medo, então a professora veio em minha direção e me agrediu com uma régua. Sai correndo para minha casa e nem sei como consegui chegar, mas depois de alguns dias já não estudava mais naquela escola e logo depois fui matriculada em uma escola mais perto de minha casa. Não queria ir mais a escola, pois tinha medo do que podia me acontecer. Mas para minha surpresa, ao chegar à nova escola me deparei com uma nova realidade, uma professora muito meiga e carinhosa me recepcionou e me deu toda atenção. Ensinou-me a ler e conhecer o mundo dos livros. Comecei a perceber que o caminho não era tão rude e passou a ser suave. Essa professora mudou minha vida, e minha historia, talvez hoje eu nem fosse uma professora, mas foi por causa dela que comecei a valorizar a leitura e descobrir um mundo diferente dentro dos livros.

    ResponderExcluir
  2. Espero que esse blog venha ajudar com nossos depoimentos e publicações a professores se motivarem a continuar nessa ardua carreira, porém se capacitar e ocupar seu espaço no conhecimento tecnológico.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir