sábado, 13 de outubro de 2012


Desde pequena, vivendo meus oito ou dez anos de idade, não posso ser precisa, senti uma forte atração pela leitura, em especial por leitura filosófica. Recordo-me que todas as vezes que meu pai nos levava para passar as férias de dezembro no sitio, nos arredores de Brasília, passávamos por uma pequena estrada que recortava a pista principal, nela havia uma pequena placa indicando uma entrada, escrito Casa da Sabedoria, todas às vezes eu ficava esperando o carro se aproximar para poder ler, e ficava muito intrigada, pensava o que poderia ser, será que os que lá vão sabem tudo, são pessoas sábias, conhecem os problemas do mundo e melhor, sabem resolve-los. Depois, com os estudos regulares soube o que seria filosofia. Mas aqueles pensamentos sobre o que estava escrito na placa calou dentro de minha alma por toda a minha vida. Envolvi-me em casamento, filhos e obrigações do lar, mas sempre buscando ler livros dos filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles. Na festa de formatura de minha filha, eu pensei - bom cumpri minha missão, agora posso fazer faculdade de filosofia, e assim, depois de tantos anos sem estudar fiz um vestibular, me formei e hoje leciono filosofia. Minha grande paixão surgiu de uma simples placa indicativa as margens de uma rodovia.



Fátima Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário